Chocolate: 5 curiosidades sobre este alimento delicioso

“Chocolate! Chocolate! Chocolate!”

Chocolate é tão gostoso que até o saudoso Tim Maia fez uma música para homenagear a iguaria. O chocolate é delicioso tanto na forma pura quanto como ingrediente de doces, tortas, bolos, sobremesas e até mesmo em salgados. Pensando em todas as suas facetas, separamos algumas curiosidades sobre esse alimento que tanto encanta paladares infantis e adultos! 

  1. Chocolate milenar

Principal matéria-prima do chocolate, o cacau é um fruto originário das regiões do México e das Américas Central e do Sul. Acredita-se que o cultivo dos grãos começou por volta de 1250 a.C., principalmente pelas civilizações Maia e Asteca. 

  1. Chocolate: delícia globalizada

chocolate

Atualmente, 70% das plantações de cacau estão concentradas na África. A Costa do Marfim é o maior produtor, sendo responsável por 30% da produção mundial de cacau. Curiosamente, segundo o site Mercado do Cacau, os maiores países exportadores do chocolate não estão na África, mas, sim, na Europa. Em pesquisa publicada em 2017, os três maiores exportadores do produto são a Alemanha, a Bélgica e a Holanda.

  1. Produção chocolateira

Na produção do chocolate são necessários mais de 400 grãos de cacau para que se obtenha o resultado de apenas 500 gramas de chocolate. A demanda por chocolate vem crescendo muito nos últimos anos, e os especialistas estimam que, no futuro, as plantações de cacau não serão suficientes para tanto chocolate. Prevê-se, inclusive, a extinção do fruto, como publicado nesta matéria de 2018 do G1.

  1. Derrete na boca, literalmente

chocolate derretido

O chocolate é o único alimento que derrete a uma temperatura média de 34 ºC, que fica um pouco abaixo da nossa temperatura corporal. Esse detalhe é extremamente importante e torna o chocolate ainda mais delicioso, pois é por isso que o chocolate derrete na boca. 

  1. Chocolate = felicidade

Quando falamos que chocolate é sinônimo de felicidade, não estamos mentindo! Comer chocolate auxilia na liberação do hormônio da felicidade, a serotonina. Por isso, ele tem o superpoder de ajudar o corpo a relaxar, diminuindo os sintomas de estresse.

torta cremosa de chocolate

Aqui na Bella Gula, nós amamos chocolate! Ele é um ingrediente quase obrigatório nas nossas receitas de tortas e doces artesanais. Uma das tortas mais queridinhas pelos chocólatras de plantão é a Cremosa de Chocolate. Sua junção de uma massinha fina e delicada feita com biscoito de chocolate e um delicioso mousse de chocolate meio amargo com cacau italiano é uma explosão de amor, doçura e felicidade em um pedaço de torta bem chocolatuda. Ficou com vontade? Confira a loja mais próxima!